O principal legado do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Urbano, no Rio de Janeiro, a elevação da via férrea de Manguinhos, foi projetado pelo arquiteto Jorge Mario Jáuregui para dotar a região de infraestrutura qualificada. Para tanto foipreciso retirar a linha de trem do caminho, integrar a comunidade, oferecer emprego, habitação e equipamentos públicos que levassem serviços públicos ao local. Assim, o projeto de reurbanização das favelas que compõe a comunidade de Manguinhos é composto por uma série de obras.
A mais difícil e também mais simbólica, porque acaba com a divisão forçada da comunidade, foi a elevação da via férrea entre a Linha Amarela e o ramal ferroviário MRS, num trecho de cerca de 2 km de extensão projetado pela Arte Pontes Consultoria e Projetos.
Em termos de engenharia, o projeto de elevação utilizou estudos avançados para comportar duas linhas de passageiros, uma de carga e ainda criar um vão adequado para a criação de áreas verdes e de lazer em um terreno cortado por um rio e com solo mole, típico de mangue. Os pilares de concreto ainda suportam a passarela para embarque e desembarque de passageiros, compondo uma estação intermodal composta por três pavimentos, numa área construída de 2.466,2 m².
Abaixo do viaduto, foi construído um Parque Metropolitano, cujo eixo principal é um passeio público com uma área de 1,5 km contando com mobiliário urbano, diversos equipamentos de lazer, esporte e convivência, além de área verde.No entorno do parque, uma ciclovia liga à área de lazer a um Centro Cívico, desenvolvido sob a premissa de conservação e reaproveitamento das estruturas existentes, valorização das centralidades já constituídas e criação de novas, bem como a preservação das espécies arbóreas existentes.
A equipe técnica da Arte Pontes teve a honra de colaborar decisivamente nesse projeto que, sem sombra de dúvidas, é uma das obras mais relevantes na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos.
Data da obra: 2007 / 2011